Anda se perguntando sobre como fazer SEO local? Pois saiba que esse já é um grande avanço para a sua empresa.
Muitos negócios hoje consideram que um SEO nacional, para competir com toda e qualquer empresa do seu ramo, é suficiente.
Mas, na verdade, o SEO local pode dar muito mais resultado em curto prazo. Afinal, ele vai alcançar um público próximo ao seu estabelecimento. Esse público terá bem mais facilidade de visitar sua loja.
Do que adiantaria, por exemplo, estar em Belo Horizonte (MG) e encontrar um lava jato barato e inovador em São Paulo (SP)? Se o cliente está em BH, ele vai querer lavar seu carro na cidade, e não na capital paulista.
O que o SEO local faz é a otimização nos mecanismos de busca considerando a geolocalização da pesquisa.
Assim, ao realizar uma consulta, o usuário vai encontrar resultados próximos à sua casa, trabalho etc.
Esse tipo de otimização é muito indicado para os negócios, especialmente para aqueles que trabalham com estabelecimentos físicos.
Além de mais público, esse tipo de estratégia consegue aumentar a visibilidade na região. Então, seu negócio poderá se destacar perante seus concorrentes.
Uma empresa facilmente encontrada nos motores de busca ainda tem sua autoridade aumentada. O usuário entende que, se o empreendedor se preocupa a fazer uma boa apresentação na internet, provavelmente tem algo a oferecer.
Ao longo do texto, apresentamos como fazer SEO local da forma certa. Continue lendo!
Como fazer SEO local? 7 dicas definitivas para fazer
Agora que você já sabe porque fazer SEO local, deve estar se perguntando quais seus passos. Para te ajudar a posicionar o seu site no seu bairro, cidade etc., listamos várias abaixo. Acompanhe!
1. Corrija os erros do seu site
O primeiro passo para fazer o SEO local é verificar seu site. Para isso, faça uma análise por meio de ferramentas de análise de SEO, como o SEO Analyzer.
Essa análise vai apresentar os erros que precisam ser corrigidos no portal. Como sua velocidade de carregamento, links quebrados, erros de conteúdo etc.
Corrija os problemas que forem apontados. Isso já vai melhorar consideravelmente a percepção do Google e outros mecanismos de busca sobre sua página.
Em seguida, insira no site:
- Informações completas do endereço do estabelecimento, com telefone e mapa;
- Um botão de “clicar para chamar”, para que o usuário ligue facilmente para sua loja;
- Depoimentos de outros clientes, pois isso vai dar credibilidade à marca. Cuidado para não inventar depoimentos; aproveite a opinião de seus clientes reais; e
- O nome da sua cidade/bairro algumas vezes ao longo do site, como no título e descrição da página.
2. Crie seu Google Meu Negócio
O Google é hoje o principal mecanismo de busca no mundo. Isso significa que os usuários vão pesquisar pelo seu negócio no Google. Então, é essencial que sua empresa esteja inscrita no Google Meu Negócio.
Essa é uma ferramenta gratuita e que cria um perfil detalhado da empresa. Não apenas com o endereço do negócio, mas também com acesso ao Google Maps.
Assim, o usuário terá mais facilidade de achar o caminho até o estabelecimento.
Sem contar que o Google prioriza em seus resultados de busca exatamente as empresas inscritas no Google Meu Negócio.
Para fazer seu SEO local corretamente, insira no cadastro o endereço do negócio, fotos da empresa e produtos, lista de produtos/serviços, horário de funcionamento, site, telefone para contato etc.
3. Produza conteúdo para SEO local
Primeiramente vale muito a pena investir no chamado marketing de conteúdo. Com ele, você vai produzir materiais para seu blog, usando palavras-chave que vão chamar atenção para seu site.
Mais do que chamar a atenção por essas palavras-chave, o Google entenderá que seu negócio está oferecendo conteúdo de valor ao usuário. E conteúdo de valor é o que o mecanismo de busca mais preza.
Dessa forma, faça uma boa pesquisa de palavras-chave, usando ferramentas de SEO. Lembre-se de usar especialmente palavras-chave local. Depois, produza conteúdo frequente para um blog dentro do site.
4. Otimize as páginas do blog e site
Saber como fazer SEO local vai, sem dúvida, gerar ótimos resultados. Você já viu isso até aqui, não é mesmo?
Outra dica para investir nessa estratégia é otimizar as páginas que já existem em seu portal. Do blog e páginas fixas, como a Home do site.
Para isso, insira palavras-chave importantes pelo portal. Inclusive nos títulos e meta descrição do material já postado.
5. Marque presença nas redes sociais
É muito importante manter uma boa presença on-line. E isso deve ser feito não apenas no seu site, mas também por meio das redes sociais.
Comparado ao Google, a pesquisa dentro das próprias redes não é tão grande. Mas não significa que ela deve ser desconsiderada.
Até porque, o brasileiro fica cerca de 225 minutos por dia conectado às redes sociais. Logo, um público enorme “se esconde” no Facebook, Instagram, Twitter etc.
Se alcançá-los com conteúdo, você vai não apenas atraí-los para o seu negócio. Vai atrair a atenção do Google, que entenderá a preocupação do seu negócio em produzir conteúdo em diversas frentes.
6. Obtenha avaliações para seu negócio
Que tal pedir aos seus clientes para avaliarem sua empresa na internet? Isso pode ser feito em sites como o Google, no Facebook, Tripadvisor e mais.
Com uma boa avaliação dos seus atuais consumidores, os mecanismos de busca entenderão que sua empresa é relevante. Então, vai considerá-la para um melhor posicionamento nos resultados de busca.
Ou seja, seu negócio vai aparecer logo nas primeiras posições após uma pesquisa por novos usuários. Isso é ótimo, já que 75% dos usuários não passam da primeira página dos resultados de pesquisa.
7. Monitore os resultados do seu SEO local
O SEO não é uma “ciência definitiva”. Logo, ele muda, assim como os fatores de rankeamento do Google. Afinal o que tem colocado seu site hoje em 1º lugar pode não dar certo amanhã.
Por isso, é essencial monitorar os resultados da sua estratégia de SEO. Constantemente. Dessa forma, você conseguirá fazer mudanças sempre que necessário.
Agora você já sabe como fazer SEO local! Certamente você vai colocar essa estratégia em prática. Mas, caso prefira contar com auxílio de uma agência de tráfego orgânico, fale conosco!
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