Como fazer SEO no YouTube? – O caminho mais fácil

Como fazer seo no youtube o caminho mais facil
Sumário

Você provavelmente já sabe da importância de fazer um bom SEO. Agora, é hora de descobrir como fazer SEO no YouTube!

Sim, assim como o Google, o YouTube requer um trabalho cuidadoso de SEO. Não basta apenas publicar um bom vídeo — você precisa garantir que ele seja encontrado pelos usuários.

E de nada adiantaria, por exemplo, publicar um vídeo sem título, concorda? Como a plataforma do YouTube poderia compreender sobre o quê ele trata e apresentá-lo ao seu público?

Mas saber como fazer SEO no YouTube vai ajudar a pensar uma estratégia concreta e, principalmente, obter resultados cada vez melhores.

Para essa tarefa, damos algumas importantes dicas ao longo do texto. Continue lendo!

Como fazer SEO no YouTube? 5 dicas definitivas

Os usuários do YouTube assistem a mais de 180 milhões de horas de conteúdo todos os dias. E isso apenas nas smart TVs, desconsiderando outras plataformas.

O número mostra o quanto uma estratégia de conteúdo no YouTube pode ser interessante. Seja para um canal pessoal, seja para chamar a atenção para a sua empresa.

Pensando em todo esse tráfego, e em oferecer a melhor experiência possível ao usuário, o YouTube criou um algoritmo para classificação dos vídeos.

Esse algoritmo avalia, por exemplo, as tags do vídeo, seu título e outros aspectos que facilitam compreender sobre o quê o conteúdo fala.

Atender a esses critérios é essencial para ter um bom posicionamento dos seus vídeos. Confira dicas de como fazer SEO no YouTube logo abaixo!

Mas antes, só um destaque: fazer esse é SEO não é difícil. Mas, para ter sucesso, você precisará ter atenção a cada um dos passos que citamos. É o conjunto deles que traz resultados, e não uma ou outra estratégia isolada.

1. Realize uma boa pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são essenciais para que o YouTube entenda, logo de cara, qual o tema do vídeo. Inclusive porque, são por meio delas que os usuários fazem sua pesquisa na plataforma.

Mão segurando lupa mostrando a palavra keyword para fazer seo no youtube

Para pesquisar as palavras-chaves relacionadas à sua empresa ou público, você pode usar ferramentas como o Ubersuggest. Outra dica é verificar sobre o quê seus concorrentes diretos falam, quais as palavras-chave deles.

Principalmente no começo de um canal, é mais indicado escolher palavras do tipo long tail.

Essas são palavras mais longas, específicas, e têm menor volume de busca. Mas elas também têm menos concorrência, o que pode ajudar no posicionamento dos seus vídeos.

Depois de escolher sua palavra-chave, inclua-a no título do seu vídeo, descrição, tags e nome do arquivo.

2. Crie um título atrativo

Como citamos, o título do seu vídeo precisará ter a palavra-chave escolhida para aquele conteúdo. Mas não apenas ela.

Junto à palavra-chave, você deverá criar uma sentença que chame a atenção do seu público. Crie títulos chamativos e que sejam o mais próximos possível da busca do usuário.

Por exemplo: alguém que busca um vídeo de “como fazer geleia de goiaba” provavelmente procura exatamente essa sentença. Isso mesmo que sua palavra-chave seja “geleia de goiaba”. Então, escreva a sentença completa e, se possível, insira termos que chamem a atenção.

Como “como fazer A MELHOR geleia de goiaba”, “A GELEIA MAIS GOSTOSA QUE VOCÊ JÁ PROVOU” e outros. Dê um sentido de urgência ao seu título, que ele tem o melhor a oferecer.

O ideal é manter o tamanho deste título em 50 caracteres, não passando dos 100 caracteres. Os títulos que melhor ranqueiam no YouTube costumam ter 47/48 caracteres.

3. Escreva uma descrição otimizada

A descrição de um vídeo é um espaço para você deixar uma “prévia” do vídeo, o que o usuário vai encontrar ao dar o play.

Muita gente começa sua navegação por aí. Então, é importante que seu texto seja bastante descritivo, detalhado, e que tenha sua palavra-chave citada algumas vezes.

Homem com caneta na mão escrevendo descrição otimizada para fazer seo no youtube

Nesse espaço, você poderá escrever até 5 mil caracteres. Por isso, além da descrição, insira links que podem ajudar o usuário a saber mais sobre o assunto, visitar seu canal etc.

Vale dizer que essa descrição precisa ser bastante atrativa, desde as primeiras linhas. Afinal, esses primeiros caracteres aparecem nos resultados de busca do Youtube.

4. Insira as tags do vídeo

As tags, também chamadas de marcadores, são igualmente importantes para o YouTube compreender os assuntos de um vídeo.

Assim, é essencial inserir tags nos seus vídeos. Para o Google, elas não são mais necessárias, mas para o YouTube, são fundamentais para seu ranqueamento.

Para fazer SEO no YouTube, use entre seis e oito palavras. Assim, você conseguirá ser mais específico sobre suas palavras-chave, sem distanciar muito o vídeo do seu assunto principal.

Além de considerar palavras relacionadas à palavra-chave, use tags semelhantes às dos seus concorrentes. Para verificá-las, você pode acessar o vídeo do outro canal e clicar no botão direito do mouse.

Em seguida, clique em “Exibir código fonte da página”. Dê um Ctrl + F e busque por “keywords” que as tags aparecerão.

5. Promova o engajamento do público

Sabe quando você assiste um vídeo no YouTube e recebe o pedido para “curtir, comentar e se inscrever no canal”? Isso não é apenas porque o dono do canal quer ter mais visualizações.

Na verdade, curtir, comentar e se inscrever no canal são ações de engajamento.

Mulher segurando placa vermelha solicitando like e subscribe para fazer seo no youtube

Elas mostram ao YouTube que aquele conteúdo é interessante. Afinal, se o usuário teve a disposição de realizá-las, significa que o vídeo entregou o que ele esperava.

Tudo isso é importantíssimo para o algoritmo que avalia o SEO no YouTube. Então, sempre peça para que seus usuários interajam com o vídeo. Quanto mais eles fizerem, melhor seu vídeo poderá se posicionar ao longo do tempo.

Além das três ações que citamos, peça para o espectador compartilhar o vídeo. Os compartilhamos também funcionam para o engajamento, sem contar que vão incentivar outras pessoas a assistirem ao conteúdo.

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