Como gerar tráfego orgânico: 5 dicas para atrair visitantes

Como gerar tráfego orgânico: 5 dicas para atrair visitantes
Sumário

O princípio do Marketing Digital é a atração de pessoas para acessarem canais na internet. Imagine só você com um negócio online e sem visitas no seu site? É como se tivesse uma loja física sem entrar nenhum comprador.

Antigamente a maneira mais viável de chamar a atenção de possíveis clientes era com anúncios pagos, mas a realidade mudou, e para melhor. Hoje é possível conquistar visitas para um canal de forma espontânea, ou seja, sem gastar com anúncios. É o que chamamos de tráfego orgânico.

Gerar tráfego orgânico tornou-se o grande objetivo de muitas empresas para serem encontradas na internet pelo seu público-alvo. Não podemos dizer que o tráfego orgânico envolve zero investimento, até porque é necessário criar estratégias para atrair visitas e isto custa algo.

Entretanto, o gasto é consideravelmente menor comparado ao tráfego pago, além do fato de que você paga apenas uma vez e pode colher resultados por um longo período, enquanto que um anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

Normalmente, o tráfego de forma orgânica vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing. São visitas geradas por relevância, já que seu canal foi encontrado porque o conteúdo dele está bem posicionado nestes buscadores.

O Google também pode indicar seu site nos resultados mediante um valor financeiro, é o que chamamos de tráfego pago. Mas qual empresa não prefere atrair clientes gastando bem menos, não é mesmo?

Sem falar que se o visitante chegou ao seu canal organicamente é porque houve um reconhecimento do valor e qualidade do conteúdo produzido.

Diante da importância de gerar tráfego orgânico trazemos aqui 5 dicas incríveis de como atrair potenciais clientes. Vamos lá?

1. Produza conteúdos relevantes

Quem já ouviu falar em marketing de conteúdo e inbound marketing sabe que as transformações no mercado exigem que as empresas mudem o foco dos produtos/serviços para os clientes e suas necessidades.

Mulher sentada com um celular em um tripé filmando conteudo de seus produtos para gerar tráfego orgânico

A melhor forma de atrair o público-alvo é oferecendo conteúdos relevantes que tragam respostas e soluções para as demandas, mas sem a pressão de comprar nada.

A partir do momento que as pessoas encontram um determinado canal que disponibiliza informações interessantes e valiosas para lidar com um problema ou dúvida, elas são atraídas e passam a visitar e interagir com aquela página com mais frequência.

A marca ganha autoridade no assunto e consequentemente haverá um aumento no tráfego orgânico, trazendo maiores oportunidades para seus negócios.

2. Mantenha uma frequência de postagens

Para realmente conseguir gerar tráfego orgânico para seu site é importante mantê-lo dinâmico. O volume de informações e a velocidade que mudam na internet exigem uma presença mais constante dos canais para garantir a fidelidade dos visitantes.

A frequência de publicações constrói um relacionamento próximo com o potencial cliente, para que se identifiquem e confiem na marca.

Por isso, faz-se necessária a criação de um calendário editorial para planejar melhor a disponibilização dos conteúdos e a periodicidade das postagens.

3. Utilize as técnicas de SEO

Se o tráfego orgânico vem quase sempre dos mecanismos de busca é fundamental aplicar as técnicas de SEOSearch Engine Optimization, para ficar entre os primeiros lugares nos resultados.

Mão com caneta escrevendo seo e suas técnicas em caixas para gerar tráfego orgânico

Alguns estudos apontam que a primeira página do Google concentra 90% dos cliques dos visitantes. Sendo assim, se o seu domínio na internet não está bem posicionado você diminui as chances de sucesso daquele negócio.

Com as técnicas de SEO utilizadas em seu conteúdo é possível alcançar um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa e aumentar o número de acessos ao canal.

Esse conjunto de estratégias inclui a busca correta das palavras-chave, o uso de link building, a escolha do domínio, a velocidade de carregamento da página, dentre outras.

Portanto, é fundamental dominar as técnicas de SEO para aumentar significativamente o tráfego do seu site e a conversão dos visitantes em clientes.

 4. E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das técnicas mais eficazes para quem quer atrair clientes. Através do envio do conteúdo certo para as pessoas certas é possível aumentar de forma considerável o tráfego orgânico.

Outra grande vantagem é ser uma ferramenta de baixo custo e grande alcance, principalmente para interagir e se relacionar com aquele lead e transformá-lo em um comprador.

Crie uma lista de contatos de forma segmentada para ser mais assertivo nos e-mails de acordo com determinado grupo. Mas atenção para não cair na cilada de comprar lista de e-mails e vir a se tornar spam, criando uma imagem negativa para a marca.

 5. Divulgue nas redes sociais

Depois de produzir bons conteúdos é fundamental que sejam amplamente divulgados. As redes sociais são sem dúvida os melhores lugares, afinal a maioria do público-alvo está presente nelas.

Mão com celular tirando foto para post de redes sociais para gerar tráfego orgânico

A visibilidade nessas plataformas é muito grande e não precisa de investimento financeiro, apenas um bom planejamento e empenho.

Em primeiro lugar é importante conhecer bem a rede social para utilizá-la devidamente. Cada uma tem suas peculiaridades e devem ser trabalhadas de forma diferente.

O Facebook por exemplo é ótimo para postagem de conteúdo em textos, imagens ou vídeos. Já no Instagram predomina o visual, podendo explorar muito as imagens e vídeos mais curtos.

O Twitter já tem outras características, com uma comunicação mais direta e objetiva.

Portanto, você deve conhecer a plataforma que quer utilizar para adaptar melhor seu conteúdo e garantir uma geração de tráfego orgânico consistente. As redes sociais também possuem ferramentas de análise de métricas, o que permite o monitoramento dos resultados e avaliação do desempenho das ações praticadas.

É importante definir as métricas mais importantes para você de acordo com os objetivos de seu negócio.

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