Você sabe como o Google faz para encontrar seu site na internet? Pois é, para que seu site seja encontrado pelos buscadores é preciso otimizá-lo, mas principalmente entender o que isso quer dizer.
Otimização de sites significa utilizar de estratégias e técnicas de SEO que potencializam o conteúdo de sua página para que os mecanismos de buscas o reconheçam. Assim, você garante um melhor rankeamento nas posições dentro desses buscadores.
Uma vez que ações de otimização de sites são aplicadas em sua página gerando mais tráfego, você aumenta a taxa de conversão rumo ao crescimento e sucesso de seu negócio.
Segundo pesquisa realizada pela HubSpot, 51% dos consumidores confiam mais em uma pesquisa feita no Google do que em uma indicação de amigos ou familiares.
Ou seja, sem investir em ações que fortaleçam a presença da marca no ambiente digital uma empresa não irá muito longe.
Vejamos aqui dicas de otimização de sites para atender a alguns requisitos técnicos e de conteúdo exigidos pelo Google para ficar bem posicionado nas buscas.
– Utilize a palavra-chave certa
Esse é o primeiro passo de qualquer processo de otimização de sites afinal, para gerar conversões, sua estratégia ou de sua agência de tráfego orgânico deve ser feita com a palavra-chave mais relevante dentro do segmento de seu negócio.
Antes de iniciar a pesquisa, defina qual palavra-chave será usada como referência de seu site. Qual será o termo pesquisado para que seu site apareça nas buscas do Google?
Para saber quais são as palavras mais procuradas de acordo com o conteúdo da página você pode usar uma ferramenta gratuita do próprio Google, o Google Keyword Planner.
Vale ainda conferir quais as palavras-chave que seus concorrentes estão utilizando, uma vez que no mundo digital a concorrência é ainda mais acirrada.
Assim que definir a palavra-chave, é importante que ela esteja presente no conteúdo, mas claro que de uma forma natural que não comprometa nem incomode a leitura. Alguns locais são fundamentais para inserção da palavra-chave, como na URL do seu site, no título e na meta-descrição.
– Produza conteúdo relevante e de qualidade
Não é novidade que nos últimos anos os buscadores têm priorizado a experiência de seus usuários como fator decisivo para posicionamento nos resultados de busca.
Assim, um site que busca os primeiros lugares neste ranking deve oferecer o melhor conteúdo possível aos visitantes. Cada vez mais consumidores online dependem de conteúdo para pesquisar e tomar a decisão da compra.
É preciso que o conteúdo traga valor para aquele público-alvo que você tanto deseja atrair.
Um conteúdo de relevância e qualidade traz autoridade para sua marca e ajuda a criar uma relação mais próxima com o usuário, contribuindo para a credibilidade e fidelização junto ao cliente.
– Conheça os objetivos de cada um
É fundamental entender o objetivo da empresa na internet antes de criar conteúdos. Alguns sites possuem a finalidade de direcionar o tráfego, outros gerar leads e conversão ou ganhar autoridade para a marca.
Além disso, conhecer a intenção do usuário, as “dores” de sua persona e atendê-las de acordo com a etapa do funil de vendas em que ela se encontra é a forma mais eficaz de alcance de bons resultados.
Metaforicamente, não adianta oferecer água para quem tem fome, e não adianta oferecer comida para quem tem sede. Através do marketing de conteúdo você conquista o potencial cliente ao oferecer ajuda com o que ele mais precisa e no momento certo.
– Faça uma auditoria em seu site
Identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado na página para atender aos principais critérios de rankeamento do Google. A auditoria SEO é uma etapa essencial para a otimização orgânica, como por exemplo para descobrir quais fatores bloqueiam o posicionamento de landing pages de um site nos resultados de pesquisas.
Existem ferramentas que possibilitam realizar uma auditoria completa de forma a tornar o site mais funcional e atrativo.
A análise permite não apenas apresentar a solução para um bom desempenho da sua página, mas ajuda o usuário a entender como o trabalho é feito e oferece uma experiência mais satisfatória.
– Trabalhe o SEO nas imagens
O processo para otimização de sites também envolve as imagens inseridas no conteúdo. A presença de imagens, além de atrair o leitor, facilita o entendimento do texto e ajuda no posicionamento do Google.
Ao carregar as imagens, é importante renomear o arquivo com a palavra-chave do conteúdo. Isso garante que a palavra-chave apareça na URL caso o usuário queira salvar a imagem abrindo-a separadamente em outra aba.
Vale ressaltar também a questão das legendas para engajar os leitores, afinal o próprio buscador usa as legendas para extrair informações e tentar entender a imagem.
É um elemento que ajuda a comunicar ao robô o que tem naquele conteúdo.
Portanto, é preciso que a legenda seja clara e complemente o texto, além de possuir a palavra-chave a ser rankeada. Por fim, não se esqueça de otimizar as imagens para diminuir o tamanho em kb e serem carregadas mais rápido.
– Tenha um site responsivo
Outro fator de rankeamento a ser considerado pelo Google pensando na experiência do usuário é se aquela página se adapta aos diferentes dispositivos.
Um site responsivo deve ter seu conteúdo ajustado a qualquer tipo de resolução de tela, principalmente aos celulares, que são o principal meio utilizado para pesquisas nos buscadores.
Se a página for bem otimizada o usuário conseguirá de maneira mais fácil e rápida acessar e realizar uma compra através do dispositivo móvel.
Estas foram algumas dicas de otimização de sites. Lembrando que este é um processo contínuo e que precisa ser monitorado para realizar melhorias sempre que necessário.
Otimizar é um dos segredos para que sua empresa se destaque na internet ao conquistar os primeiros lugares do Google, trazendo visitantes e potenciais clientes para o site.
Se você curtiu esse post e precisa de ajuda na otimização do site de sua empresa, conheça o trabalho da Netlinks, muito mais que uma agência de SEO.