O marketing digital é uma série de ações bem planejadas que você pode utilizar para criar uma comunicação efetiva com seu público e desenvolver ainda mais seu negócio.
Se você possui algum negócio, independente do tamanho, e já pesquisou por formas de alavancar vendas, provavelmente já deve ter se deparado com o termo “marketing digital”.
Apesar de ter se tornado tão popular, e sem dúvida, ser uma das formas mais eficazes de crescer sua marca, o termo ainda pode gerar dúvidas.
Isso porque o processo conta com um conjunto de estratégias que envolvem várias ferramentas e que juntas podem trazer bons resultados para uma marca.
Por isso, para que você entenda melhor o que é o marketing digital, como começar uma estratégia e quais usar, separamos algumas informações a seguir.
O que é marketing digital?
Se você procura por formas de divulgar seu trabalho e ter uma boa presença on-line, provavelmente já deve ter pesquisado por uma ferramenta específica ou rede social.
Contudo, para quem realmente deseja alcançar um público e ter uma boa relação com ele, o marketing digital é o mais recomendado.
Então, o primeiro passo para que você comece a ter uma comunicação efetiva e de qualidade, é entender o que é o marketing digital e o que ele pode fazer por você.
O marketing em si, nada mais é, do que uma série de estratégia que uma empresa ou pessoa pode adotar criar um relacionamento com sua audiência, entregando algo que seja de valor.
E quando pensamos na realidade virtual na qual estamos vivendo, com serviços que nos mantêm conectados ao longo de todo dia, temos um marketing específico para esse ambiente on-line.
Dessa forma, o marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias feitas de forma on-line para atrair um público, criar um relacionamento, e fortalecer a sua marca.
Sendo assim, essas ações visam uma comunicação de qualidade com as pessoas, que podem ser feitas de várias maneiras.
Ou seja, você pode criar conteúdos distintos, em diferentes plataformas, para chegar até seu público. Seja em buscadores, e-mail, redes sociais ou websites.
Para você ter uma ideia, é possível trabalhar com estratégias de SEO, inbound marketing e até marketing de conteúdo.
Tudo irá depender da sua demanda, como deseja se comunicar e onde o seu público alvo está “localizado” na internet.
Qual é a importância do marketing digital
Hoje, quando você deseja encontrar algum serviço ou produto, qual é a sua primeira ação para saber mais informações sobre ele?
Provavelmente procurar na internet, não é mesmo? E isso pode ser feito de formas diferentes, seja em sites de busca, como o Google, ou em redes sociais, como Twitter e Facebook.
Pois saiba que isso é algo bem comum, afinal, vivemos em uma realidade em que a internet é a forma mais rápida de encontrar informações, e tudo isso na palma da mão.
Então, para quem tem uma empresa e quer alcançar clientes, uma etapa fundamental é contar com uma boa presença on-line.
É pela internet que seus possíveis clientes irão te encontrar, e eles estão em busca de conteúdos completos e de qualidade, capazes de responderem todas as dúvidas.
Além disso, é preciso pensar também nos clientes que você possui e precisa criar um vínculo forte, capaz de gerar fidelidade.
Com as estratégias de um marketing on-line, você se comunica tanto com os clientes que estão chegando, quanto aqueles que você deseja manter.
Principais vantagens do marketing digital
As estratégias de marketing digital apresentam uma série de vantagens para quem deseja investir nessa forma de comunicação.
Isso porque, tanto a própria internet, quanto as ferramentas utilizadas trazem novas possibilidades que no marketing off line, não existia.
A primeira delas é, sem dúvidas, uma das mais importantes, é a possibilidade de mensuração e análise das suas estratégias.
Seja em programas e ferramentas próprias, ou até mesmo com as divulgações em redes sociais, você consegue ter acesso aos dados das pessoas alcançadas.
Dessa forma, analisando todas as métricas, você consegue perceber quais estratégias estão dando retorno, e quais precisam ser alteradas.
Hoje, se você, por exemplo, fizer um anúncio do Google, consegue descobrir quantas pessoas clicaram no seu link.
Se pensarmos nas publicidades fora da internet, temos campanhas que podem ser muito bem divulgadas, mas que dificilmente saberemos de forma exata as pessoas que se interessaram por elas.
Seguindo essa mesma lógica, podemos citar uma outra vantagem que faz toda diferença para uma campanha: o direcionamento.
Quando temos uma propaganda rolando na televisão, não temos como saber exatamente quem irá ver esse conteúdo. Afinal, todos que estiverem assistindo podem ter contato com ela.
Entretanto, na internet, você tem a possibilidade de falar com aquelas pessoas que realmente podem se interessar pelo seu serviço e engajar com sua marca.
Com isso, você não só passa a conhecer melhor seu público, como também economiza recursos, investindo em formas mais segmentadas.
Da mesma forma, você consegue ter muito mais interatividade com seu público e criar uma relação mais próxima.
Ou seja, com comentários em redes sociais, respondendo e-mails, criando mensagens personalizadas, você terá uma proximidade muito maior com quem te acompanha.
Como começar a sua estratégia
Agora que você já entende como o marketing pode ser bem útil para sua marca, deve estar se perguntando como deve começar.
Assim, a primeira coisa que você deve saber, é que é preciso investir dinheiro e tempo nessas estratégias.
Por mais que sejam formas mais práticas e acessíveis de divulgar, é preciso ter o cuidado para fazer o investimento certo para que ela funcione.
Lembre-se que você precisará de profissionais preparados para fazer essa comunicação, desde a etapa de planejamento, até a mensuração dos resultados.
Sendo assim, se você não possui uma equipe própria para trabalhar com o marketing digital, a dica é procurar uma agência da área.
Dessa forma, você consegue contar um planejamento bem estrutura, uma equipe de profissionais com experiência e todo o amparo necessário para lidar com essa realidade.
Outras estratégias de marketing digital que você precisa conhecer
Como já mencionamos, existem várias estratégias de marketing digital que você pode utilizar para conseguir se comunicar com seu público e ter uma presença on-line interessante.
E-mail marketing, SEO, campanhas em redes sociais, são algumas das possibilidades que você pode utilizar no seu dia a dia.
Contudo, cada vez mais ferramentas e formatos surgem, e dependendo do seu negócio e público, eles podem ser bem úteis.
Por isso, separamos algumas outras estratégias que você pode utilizar e que vão otimizar ainda mais sua comunicação on-line.
Podcast
Você já deve ter percebido que os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço, e que diversas marcas e veículos já estão aderindo ao formato.
Independente de qual assunto, os podcasts proporcionam às pessoas a praticidade de escutar em qualquer momento do dia, seja dirigindo, faxinando a casa ou passeando com o cachorro.
Além disso, várias plataformas on-line já disponibilizam um espaço próprio para esses programas, que conseguem alcançar mais públicos.
Por isso, pode ser um diferencial para sua marca, entregar um conteúdo de valor em áudio, que seus clientes podem escutar quando desejarem.
Chatbot
Já pensou contar com ajuda 24 horas para se comunicar com seus clientes? Saiba que é possível com os chatbot.
Os chatbot são robôs utilizados para a comunicação, hoje eles já operam tanto em chats de redes sociais, quanto em sites próprios.
Assim, esses robôs podem fazer um contato inicial com os seus clientes, repassando informações úteis e até tirando dúvidas de acordo com sua programação.
Essa ferramenta é uma das formas mais modernas de otimizar sua comunicação, e manter seu cliente próximo, já que ele recebe uma resposta imediata quando entra em contato.
Apps
Com o uso de smartphones, os aplicativos ganharam cada vez mais espaço em nossa rotina, e já utilizamos essas ferramentas para muitas coisas.
Desde apps de bancos, até cursos e entretenimento, o aplicativo oferece a possibilidade de interação mais personalizada e prática.
Sendo assim, se você possui uma marca, seja ela qual for, uma alternativa interessante é pensar em um aplicativo para seu público.
Com um app você consegue também ter um contato direto com o cliente, oferecendo oportunidades próprias para o contato com seu conteúdo.
Contudo, aplicativos demandam um certo investimento, desde a sua criação até a manutenção.
Você provavelmente terá que contratar uma equipe especializada para a manutenção do app. Por isso, vale a pena investir quando essa ferramenta é realmente importante para o seu negócio.
Conclusão
Como foi possível perceber ao longo do texto, o marketing digital é composto por várias ações e estratégias capazes de melhorar seu posicionamento on-line.
Assim, utilizando ferramentas certas e com um planejamento adequado, você consegue se comunicar de forma efetiva com seus clientes e manter uma relação próxima.
Com conteúdos on-line você consegue ter um segmentação maior, falar diretamente com um público que possui interesse na sua marca e consegue medir os resultados de suas ações.
Além disso, com novas oportunidades surgindo, você pode apostar em formatos e ferramentas novas, como o podcast, chatbot e aplicativos.
Viu como o marketing digital oferece várias opções para ampliar ainda mais o alcance da sua empresa?
Você também pode gostar do nosso conteúdo: Como utilizar o marketing digital para aumentar seu alcance. Confira!