O marketing online é uma forma dinâmica de promoção de algo, que aproveita todas possibilidades que a internet proporciona, como baixo custo e amplo alcance.
Seja para um projeto, marca ou qualquer tipo de empreendimento, a presença na internet já é algo fundamental para alcançar um público certo, e quanto mais divulgação no meio online, maiores são as chances de expansão do negócio.
É por isso que, atualmente, estar presente nas redes sociais certas, contar com formas de contato online e utilizar recursos digitais de propaganda são métodos tão difundidos.
É por meio do marketing na web que várias marcas conseguem disseminar seus trabalhos e chegar até seus clientes ideais. Portanto, se você quer entender melhor o marketing online e como ele pode ajudar seu negócio, acompanhe as informações que separamos a seguir.
O que é marketing online?
O marketing online, também conhecido como marketing digital, é uma forma de utilizar a internet e os vários recursos presentes nela, para fazer a publicidade de marcas, causas, projetos e afins.
Ou seja, nada mais é do que uma forma de marketing pautada nas estratégias que abarcam redes sociais, mecanismos de busca, sites e blogs, além de e-mails, aplicativos e muito mais.
O grande diferencial do marketing online para o marketing tradicional, é que no online as pessoas podem encontrar processos de forma mais acessível e com preços mais em conta.
Vamos imaginar que, antes da difusão da internet, se você quisesse fazer uma publicidade para sua marca, precisaria procurar por jornais, revistas e até canais de televisão, não é mesmo?
Em 2019, um comercial em horário nobre na Rede Globo, era avaliado em torno de R$ 1,3 milhão. E para isso, você precisaria passar por todo um processo de contato com a emissora e contratação do horário.
Já na internet, você ainda precisa de investimentos se deseja bons resultados, mas você pode conseguir isso de forma mais acessível. O Google Ads, por exemplo, conta com formas de cobrança por clique, e você só paga o anúncio quando pessoas acessam ele.
Além disso, as formas de criar campanhas são bem mais fáceis de se encontrar, apenas acessando sites e ferramentas. E assim, nem precisamos mencionar as redes sociais, que estão abertas a todos e contam com suas próprias formas de anúncio interno.
O SEO e a produção de conteúdo também são estratégias que podem ajudar a atrair mais público para seu site. Entregando informações de valor, com site otimizado, é possível manter boas posições em páginas de busca de forma orgânica.
Como o marketing online pode ajudar o seu negócio
Atualmente, seja em qualquer tipo de setor em que você trabalhe, ter uma boa presença na internet é algo fundamental para trazer mais vendas e credibilidade para o seu negócio. E é justamente aí que o marketing online pode ser útil.
Isso porque o marketing e todas as estratégias envolvidas irão te ajudar a manter uma presença forte, utilizando formas corretas de se comunicar, aproveitando todas as possibilidades que cada tipo de plataforma proporciona.
Além disso, o marketing digital poderá te ajudar a criar uma audiência qualificada e engajada com sua marca. Pois é possível pensar em estratégias para diferentes tipos de públicos, os que já estão prontos para consumir e outros que ainda estão procurando outras soluções e podem se tornar clientes no futuro.
Da mesma forma, é possível alcançar pessoas que têm mais chances de gostar do seu produto ou serviço, porque você poderá utilizar palavras-chave para isso. Sua estratégia será muito mais certeira e com maiores chances de retorno.
Outra grande vantagem é que todos os processos podem ser analisados, e assim, você consegue observar o que realmente funciona e quais mudanças são necessárias para a comunicação na internet de sua empresa.
Principais estratégias de marketing online
Com o marketing online você pode contar com vários tipos de estratégias que irão te ajudar em diferentes momentos, mas que de forma geral, vão contribuir para a boa reputação do seu negócio.
Entre as estratégias mais utilizadas estão o Inbound Marketing, uma forma de tentar entender as dores do seu público, perceber quais são suas necessidades para criar um diálogo efetivo.
Com o Marketing de Conteúdo, você irá produzir artigos e posts com informações úteis para esse público. Essa é uma forma de atrair e converter sua audiência, ganhando sua confiança.
Já o E-mail Marketing é uma das formas mais utilizadas para manter uma comunicação direta com seus clientes, e também potenciais clientes, entregando conteúdos que podem ser úteis, fortalecendo sua marca.
Uma outra forma bastante eficiente de ser encontrado na internet e construir uma relevância no mercado é por meio do SEO. Com ele seu site pode alcançar boas posições em páginas de busca, como do Google, e oferecer uma experiência adequada para o público.
E claro que não podemos nos esquecer dos links patrocinados, uma forma de propaganda direcionada exatamente para quem procura por algo relacionado ao seu produto/serviço e tem mais chances de fechar negócio.
As redes sociais também são importantes, já que boa parte das pessoas estão presentes nelas e por lá você pode construir uma relação mais próxima e rápida. Enfim, existem muitas possibilidades de criar uma comunicação eficiente e que tragam retornos positivos.
Como começar a sua estratégia
Antes de começar qualquer tipo de estratégia, é preciso que você defina quais são suas metas e objetivos com essa comunicação, utilizando o marketing digital.
Isso porque para traçar um caminho a ser seguido, é preciso conhecer onde se quer chegar. Só assim você poderá encontrar os meios mais adequados, que realmente irão funcionar para você.
Além disso, por mais que seja tentador utilizar todos os caminhos disponíveis, dependendo do seu negócio, nem tudo pode funcionar. Se, por exemplo, o seu público alvo não utiliza uma rede social, você estará desperdiçando esforços ao investir amplamente nessa rede.
E isso nos leva a uma outra questão: conhecer o seu público. Para que toda estratégia realmente funcione, é necessário saber para quem ela está sendo direcionada. Só assim você irá produzir algo realmente apropriado e que trará frutos.
Após entender esses pontos principais, você já pode começar a preparar um site adequado, contas em redes sociais certas. E se você deseja desenvolver seus planos com mais segurança, mas não conta com uma equipe própria de marketing, pode optar por contratar uma agência de marketing digital.
Dicas para um marketing online com qualidade e resultados
Agora que você já sabe como o marketing na internet pode ajudar o seu negócio, precisa ficar atento também a algumas dicas que podem contribuir para uma presença mais eficaz.
Como dissemos, um dos passos principais para definir qualquer atuação, é conhecer o público que irá consumir, ou seja, tenha uma persona bem definida para que você construa conteúdos e estratégias adequadas. Só assim você irá entender realmente quem é seu público e o que ele pode estar procurando e precisando.
Além de ter conteúdos de qualidade, utilizar estratégias e outras ferramentas, pense sempre que os smartphones são partes fundamentais das nossas vidas atualmente.
Com isso, seja para desenvolver um site ou qualquer outra forma de comunicação, considere a experiência mobile para que seus esforços não sejam prejudicados, tendo um desempenho inadequado nos smartphones.
E claro, antes de vender qualquer tipo de serviço ou produto, entregue também valor para seus clientes. E isso vale tanto para conteúdos específicos que trazem soluções para as dores da sua persona, como também em posicionamentos diários que pautam a estrutura de sua empresa e são refletidos em suas redes sociais e site.
Conclusão
O marketing online é uma forma ainda mais assertiva e acessível de desenvolver boas campanhas para o seu negócio, com a possibilidade de encontrar o público certo.
Utilizando vários tipos de estratégias, como o SEO, e-mail marketing, marketing de conteúdo, você pode trazer ainda mais credibilidade para sua marca, e manter uma relação próxima com seu público ao entregar conteúdos de valor.
Ou seja, tanto em redes sociais, como em sites próprios, é possível construir uma comunicação mais efetiva, que realmente irá render frutas, não só em vendas, como no fortalecimento da marca.
Agora que você já sabe o que é marketing online, você também pode se interessar pelo nosso conteúdo: Como utilizar o marketing digital para aumentar o seu alcance.