Entenda o que é otimizar e como essa prática pode te ajudar, e deve estar presente na sua rotina de produção de conteúdo.
Muitas empresas já utilizam o marketing digital como estratégia, e adotam, principalmente, a produção de conteúdo e as estratégias de SEO como partes principais desse processo.
Sendo assim, um fato bastante conhecido nesse meio, são os critérios que os conteúdos produzidos precisam seguir para conseguir um bom ranqueamento em plataformas de busca, como o Google.
Mas um cuidado que precisa ser frequente e necessário, é o acompanhamento do desempenho desses conteúdos, tanto em conteúdos novos, quanto antigos. Com isso, é possível também saber se eles ainda estão dando resultados ou precisam de melhoras.
É justamente aí que entra a otimização, uma forma de manter seus conteúdos atualizados e sempre completos para conseguir bons posicionamentos orgânicos. Acompanhe a leitura e descubra mais sobre a otimização de conteúdo.
O que é otimizar?
Ao desenvolver estratégias de posicionamento on-line, e utilizar o SEO como uma forma de alcançar boas posições no Google, precisamos nos atentar a alguns critérios.
Isso porque o algoritmo do Google costuma valorizar determinadas características, para decidir se o seu site -e alguma página específica- realmente é valioso para os usuários na internet.
Assim, quando alguém realiza uma busca, na primeira página de resultados e nas primeiras posições, só irão aparecer conteúdos que se relacionam com a busca e que são considerados adequados pelo Google.
E com as estratégias de SEO, é possível construir conteúdos valiosos que obedecem a esses critérios do Google. E vários detalhes são importantes nesse momento, como o link, a legibilidade do texto, o número de palavras-chave utilizadas e vários outros.
Assim, ao produzir conteúdos utilizando essas estratégias de SEO, você possui boas chances de alcançar posições privilegiadas em páginas de busca.
Contudo, essa preocupação com o conteúdo precisa ser constante, inclusive com os que já foram publicados. E é para isso que se faz a otimização, uma forma de aprimorar os conteúdos e buscar sempre bons resultados.
É com a otimização que você pode atualizar o seu conteúdo, mantendo-o sempre dentro das características requisitadas pelo Google, e sempre atualizado também com informações necessárias para seu público.
Por que criar conteúdo otimizado
Além de entender o que é otimizar, é importante saber por que fazê-lo. Como explicamos, para que seu conteúdo seja encontrado facilmente pelos usuários, durante momentos de pesquisa, é necessário que ele ocupe boas posições nas páginas de busca.
Só que para isso, o conteúdo precisa ter uma boa performance, sendo o mais completo possível, com um site funcional e entregando informações relevantes.
E para conseguir essa boas posições, você não só deve criar novos conteúdos, como também manter os conteúdos antigos atualizados, com a otimização.
Já pensou que um determinado post pode estar muito bem posicionado em um dia, mas depois de atualizações no algoritmo do Google, ela perca posições devido a mudanças?
Sendo assim, a otimização é a forma ideal de manter, constantemente, todos os seus conteúdos relevantes para as páginas de busca.
Por meio da otimização você pode acrescentar informações valiosas que descobriu sobre aquele assunto, consertar possíveis problemas a respeito do SEO, melhorar a legibilidade do texto e várias outras possibilidades.
Desse modo, você evita que determinados conteúdos fiquem desatualizados e percam boas posições, e ainda aproveita uma forma mais prática de se manter relevante.
Como otimizar um conteúdo para o Google
Agora que você já entende o que é otimizar e como ela é importante, precisa saber que existem passos importantes para que você realize uma boa otimização.
Por isso, separamos alguns passos abaixo que você precisa se atentar, caso queira desenvolver e manter conteúdos otimizados no site e, consequentemente, ter boas posições em páginas de busca.
Palavras-chave
A palavra-chave é o primeiro item que você deve se preocupar se deseja produzir conteúdos para sua estratégia digital.
Essa é uma parte importante, porque ela irá guiar tanto a sua produção de conteúdo, quanto será essencial na otimização.
Para que você produza conteúdos que realmente sejam úteis e do interesse das pessoas, é preciso falar sobre aquilo que elas estão efetivamente buscando. Ou seja, dentro do assunto que você trabalha, quais são os termos e dúvidas mais pesquisados.
Ao descobrir esses termos, você saberá quais são os pontos que precisam ser respondidos, e os quais o seu público irá se interessar. Esses termos são as palavras-chave.
A partir dessa palavra-chave, você irá construir seu conteúdo, trazendo todas as informações importantes a respeito dele.
Na hora de avaliar quais palavras-chave são relevantes, atente-se ao volume de buscas, a dificuldade de ranqueamento, e quais outros fatores relacionados a elas as pessoas estão procurando.
Em um conteúdo já produzido, você pode acrescentar mais informações e responder novas perguntas que seu público passou a pesquisar.
Conteúdo
Quando pensamos em textos otimizados, não podemos deixar de lado a qualidade do conteúdo e as informações ali reunidas.
O ideal é ter conteúdo o mais completo possível, mas os tamanhos do texto podem variar de acordo com uma série de fatores, como por exemplo, o tipo de assunto e o que ele exige para ser abordado de forma eficaz.
Assim, é preciso utilizar a palavra-chave ao longo do texto da forma mais natural possível, e colocar todas as informações que são essenciais para que o usuário tenha uma boa experiência.
Além disso, é preciso ficar atento à construção do texto, obedecendo regras de introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, o texto pode contar com divisões e subdivisões que abordam informações específicas que se relacionam.
Técnicas de escalabilidade também são favoráveis, já que facilitam a leitura do usuário. Neste caso, são considerados o tamanho dos parágrafos, uso de palavras de transição SEO, entre outros.
Recursos
Outra informação importante para que você entenda o que é otimizar e como manter bons conteúdos, é considerar que recursos extras podem ser utilizados para compor o resultado final.
Um dos recursos mais utilizados são as CTAs, que são formas de conduzir o leitor a uma ação. Os Call to Actions, ou chamada para ação, podem ser usados para direcionar a outros textos, e até conteúdos extras.
Você, por exemplo, pode utilizar um CTA para divulgar um ebook gratuito, textos relacionados e até outros tipos de conteúdos extras.
Desse modo, você não só complementa o conteúdo, como também cria uma conexão com o leitor, e faz com que ele consuma outros tipos de conteúdos que você produziu. Os CTAs, inclusive, são ótimas formas de criar um fluxo para geração de leads.
Por isso, pense em boas chamadas para ação, e também verifique as que já existem para evitar links quebrados e possíveis erros de direcionamento.
Links
Os links também são partes essenciais para que seu texto seja otimizado e chegue até o público que você deseja. Por isso, fique atento aos links internos e externos.
Você provavelmente deseja que o seu leitor passe a maior parte do tempo possível dentro do seu site, não é mesmo? Então, nada melhor do que direcioná-lo para outros conteúdos relacionados.
Além disso, o Google também monitora a quantidade de links e também se eles são adequados ao contexto do conteúdo. Por isso, selecione páginas que se relacionam com o conteúdo abordado e coloque os links em termos que também se conectam com os temas.
Da mesma forma, os links externos são importantes para a otimização. O Google, inclusive, avalia a qualidade, relevância e quantidade.
O algoritmo tende a enxergar a linkagem entre sites como uma atividade positiva, e essa estratégia também pode ajudar a divulgar o seu conteúdo. Quando você é linkado em outros sites, isso favorece a sua credibilidade dentro do tema.
Monitoramento
Como já mencionamos, não adianta nada produzir conteúdo, se você não acompanhar os resultados que estão sendo gerados. O monitoramento é a parte fundamental para você perceber o que está ou não funcionando.
Portanto, ter o momento para verificar quais conteúdos estão funcionando, avaliar quais as oportunidades que podem ser aproveitadas para seu caso, precisa ser algo constante.
E mesmo que isso pareça algo difícil de se fazer, atualmente, você pode contar com a ajuda de várias ferramentas de SEO que vão te ajudar a enxergar os pontos altos e baixos do seu trabalho na web.
Entre as ferramentas mais utilizadas temos o Google Analytics, que pode te fornecer o tempo médio que seu público passa em suas páginas. Além do número de sessões e as URLs mais acessadas.
Já com o Google Search Controle, você pode acompanhar dados e corrigir erros. Ele te mostra quais buscas mais levam ao seu site, te avisa sobre links que devem ser removidos e possíveis erros que estão presentes na suas páginas.
E o SEMrush pode te ajudar a garantir um SEO de qualidade, principalmente, quando se trata de encontrar boas palavras-chave. Então, com ele você pode descobrir as palavras-chave que podem trazer mais tráfego para seu site e quais estão rankeando mais conteúdos. Com ele também é possível fazer a análise de backlinks.
E claro, existem várias outras ferramentas que podem te auxiliar nesse processo, mas essas são algumas dicas mais populares.
Outras estratégias para otimizar o seu site
Agora que você já sabe o que é otimizar e entende alguns passos essenciais para ter textos relevantes, é importante você se atentar a outras estratégias que podem te ajudar na otimização de sites.
A seguir listamos alguns pontos importantes que você também deve prestar atenção na hora de produzir conteúdo. Seguindo essas dicas você tem ainda mais chances de conseguir boas posições em páginas de pesquisa. Acompanhe!
Layout
Você sabia que além de textos bem construídos, você também precisa de um site adequado para que seu público tenha uma boa experiência?
Isso porque não adianta ter um texto bem trabalhado, que responde a vários tipos de perguntas, se o layout do seu site não favorece a permanência do usuário nele.
Ter uma navegação agradável, sem pop-ups que atrapalham a leitura, sem elementos e cores em exagero que podem desviar o foco do usuário são alguns itens que você precisa pensar ao elaborar o site.
Sendo assim, é preciso ter um design agradável e que realmente combine com seu negócio, utilizando fontes e cores que não incomodem no momento de uso.
Imagens
Pode parecer algo simples, mas as imagens também são elementos importantes para que seu texto fique otimizado e, consequentemente, conquiste boas posições em páginas de busca.
Ter imagens e outros elementos visuais não só ajudam a ilustrar o texto, e colaborar para a compreensão do leitor, como também deixam o texto mais agradável de ler. Isso porque o leitor poderá ter momentos de “respiro” entre um bloco e outro de informações.
Além disso, com o texto alt das imagens você pode utilizar a palavra-chave determinada, e tudo isso pode ajudar em uma boa avaliação por parte do algoritmo do Google.
Códigos
Os códigos do site também podem te ajudar a construir uma presença mais adequada e favorável na web.
Por meio de código você pode contar com ferramentas para monitorar o site, como é o caso do Google Analytics, que já explicamos por aqui.
Além disso, por meio dos códigos você pode instalar recursos e ferramentas que podem auxiliar seus usuários a te encontrar em outras redes sociais ou solicitar algum tipo de contato.
Com os códigos você também pode inserir interfaces para inscrições de newsletter, formulários e outros serviços adicionais que podem complementar ainda mais a experiência do seu público e te ajudar a manter contato com ele.
URLs
A URL nada mais é do que o endereço utilizado pelo seu conteúdo, é justamente por meio dele que os seus usuários podem acessar suas páginas.
Por isso, para entender o que é otimizar e ter um texto realmente de qualidade, a sua otimização precisa começar com a URL, tomando todos os cuidados para que ela seja adequada ao seu conteúdo.
Dessa forma, tome cuidado para que a URL seja de fácil interpretação, e de preferência, utilize a palavra-chave do conteúdo nela.
Além disso, você pode tentar combinar a URL com os títulos, remover qualquer tipo de caractere estranho e utilizar hífen para separar as palavras.
Nunca se esqueça da URL porque tanto os mecanismos de busca, quanto seu público podem desvalorizar seu conteúdo se o endereço da página não estiver adequado.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas, foi possível perceber o que é otimizar, e como essa prática é fundamental para que seus conteúdos tenham sucesso na web.
A otimização é uma parte das estratégias de SEO que precisa estar sempre presente independentemente do conteúdo produzido.
Além de ajudar a cumprir todos os aspectos que o Google e outros mecanismos de busca favorecem em textos novos, você também pode utilizar a otimização para manter textos antigos sempre atualizados e com boa qualidade.
Por isso, não se esqueça das boas práticas que citamos por aqui, e sempre verifique as métricas dos seus textos para mantê-los da forma mais apropriada possível.
Se você gostou deste conteúdo e te ajudou a aprender o que é otimizar, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog. Você também pode gostar de O que é algoritmos: saiba como utilizá-lo a seu favor!