As palavras de transição SEO são essenciais para o seu marketing de conteúdo. São elas que estabelecem uma inter-relação entre as frases e facilitam a compreensão do texto.
Elas são capazes de melhorar a leiturabilidade e a legibilidade de um conteúdo. E esses são pontos importantes para o seu SEO (Search Engine Optimization)!
Além disso, usar palavras de transição SEO é essencial para que o usuário obtenha o melhor conteúdo. Ou seja, as palavras de transição influenciam no UX (User Experience).
O Google, principal motor de busca do mundo, avalia muito a experiência do leitor para considerar o seu texto bom ou não.
Como usar os termos para melhorar a otimização?
Uma dica importante é que algumas palavras de transição SEO podem tornar seu texto “formal demais”. Elas vão sim contribuir para a otimização mas, dependendo da linguagem do seu conteúdo, vão parecer deslocadas.
É o caso de “em suma”. Reflita com a gente: essa é uma expressão bem pouco usada no dia a dia, certo? Você também não está acostumado a vê-la em textos da internet… É bem mais provável que ela apareça em conteúdos acadêmicos.
Se o seu conteúdo não têm um tom de voz formal, evite “em suma” e outras palavras que te pareçam deslocadas no texto. Assim, você não vai causar estranheza no seu leitor.
Lembre-se ainda: o ideal é que 30% das suas sentenças contenham palavras de transição SEO. Mas medir esse número enquanto você escreve um texto pode ser complicado.
Enquanto você não se acostumar com essa técnica para melhorar a legibilidade, vale contar suas linhas. Tente inserir uma palavra de transição a cada cinco linhas de texto.
Essa média costuma ser suficiente para alcançar os 30% de palavras de transição nas sentenças. Com o tempo, o uso desse recurso será mais natural no seu texto.
Dito isso, é hora de apresentarmos vários exemplos de palavras de transição SEO para você usar e melhorar o seu conteúdo. Acompanhe!
Lista de palavras para usar no seu texto
É comum que algumas palavras de transição SEO sejam mais simples de usar, como “afinal”, “então”, “aliás” ou “além disso”.
Contudo, é essencial ter cuidado com as repetições. Não use apenas palavras simples de inserir no conteúdo. Isso pode tornar seu texto repetitivo e empobrecê-lo.
A boa notícia é que a lista de palavras de transição para SEO é grande. Mantenha-a aberta quando você produzir um conteúdo, e poderá ser mais fácil utilizá-las.
Confira a lista abaixo, separada entre palavras simples, compostas e com mais de três termos!
Palavras de transição SEO:
- Ademais
- Afinal
- Agora
- Aliás
- Analogamente
- Antecipadamente
- Anteriormente
- Apenas
- Assim
- Atualmente
- Certamente
- Conforme
- Conquanto
- Constantemente
- Contudo
- Decerto
- Definitivamente
- Embora
- Enfim
- Enquanto
- Então
- Entretanto
- Eventualmente
- Finalmente
- Frequentemente
- Igualmente
- Imediatamente
- Inegavelmente
- Inesperadamente
- Logo
- Mas
- Pois
- Porém
- Porquanto
- Porque
- Portanto
- Posteriormente
- Precipuamente
- Primeiramente
- Primordialmente
- Principalmente
- Raramente
- Salvo
- Segundo
- Sempre
- Similarmente
- Simultaneamente
- Sobretudo
- Surpreendentemente
- Todavia
Confira as palavras de transição SEO compostas:
- A princípio
- A saber
- Ainda assim
- Ainda que
- Além disso
- Antes que
- Ao contrário
- Apesar de
- Apesar disso
- Às vezes
- Assim como
- Assim que
- Assim sendo
- Assim também
- Bem como
- Ao propósito
- Com efeito
- Como resultado
- Como se
- De antemão
- De fato
- Depois que
- Desde já
- Desde que
- Dessa forma
- Dessa maneira
- Desse modo
- Do contrário
- É provável
- Em conclusão
- Em contrapartida
- Em princípio
- Em resumo
- Em seguida
- Em síntese
- Em suma
- Isto é
- Já que
- Juntamente com
- Logo após
- Logo depois
- Logo que
- Mesmo que
- Não apenas
- Nesse hiato
- Nesse ínterim
- Nesse sentido
- No entanto
- Ocasionalmente
- Ora … , ora …
- Ou … , ou …
- Ou seja
- Outrossim
- Para que
- Pelo contrário
- Por analogia
- Por certo
- Por conseguinte
- Por consequência
- Por exemplo
- Por fim
- Por isso
- Por último
- Por vezes
- Posto que
- Pouco antes
- Pouco depois
- Quer … , quer …
- Se acaso
- Sem dúvida
- Semelhantemente
- Sempre que
- Só que
- Tal qual
- Talvez provavelmente
- Tanto quanto
- Visto que
Palavras de transição SEO com três ou mais termos:
- A fim de
- A menos que
- À primeira vista
- Acima de tudo
- Antes de mais nada
- Antes de tudo
- Ao mesmo tempo
- Ao passo que
- Com o fim de
- Com o intuito de
- Com o propósito de
- Com toda a certeza
- Da mesma forma
- De acordo com
- De conformidade com
- De maneira idêntica
- De tal forma que
- De tal sorte que
- Do mesmo modo
- Em contraste com
- Em outras palavras
- Em primeiro lugar
- Em segundo lugar
- Em terceiro lugar
- Em virtude de
- Não só … , bem como …
- Não só … , como também …
- Não só … , mas também …
- Nesse meio tempo
- No momento em que
- Ou por outra
- Por causa de
- Por mais que
- Por menos que
- Por outro lado
- Se bem que
- Seja como for
- Só para exemplificar
- Só para ilustrar
- Sob o mesmo ponto de vista
- Todas as vezes que
- Uma vez que
Agora você já sabe como usar as palavras de transição SEO no seu texto e contribuir para sua otimização. Mas não se esqueça: esse é apenas um dos fatores importantes do seu conteúdo.
O SEO e sua legibilidade também vão precisar de palavras-chaves, links de saída, parágrafos curtos e mais.
A agência de SEO Netlinks oferece uma esteira de serviços especializados para que você obtenha sempre os melhores resultados. Conheça nossos pacotes e saiba como podemos te ajudar! Entre em contato!