Fatores de ranqueamento SEO: confira os 7 principais para encantar o Google!

Fatores de ranqueamento SEO: confira os 7 principais para encantar o Google!
Sumário

Os fatores de ranqueamento SEO são a forma como o Google escolhe a posição do seu site na lista de resultados de busca: se é na primeira página, na segunda ou na trigésima.

Para começar do início, SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização para Mecanismos de Busca, é o conjunto de técnicas e estratégias para aumentar o número de acessos de um site através de um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa, como o Google.

Mas quais os critérios que o Google considera para posicionar um site na página de resultados?

O próprio Google afirma que mais de 200 fatores definem quais páginas ficarão melhor posicionadas quando você faz uma pesquisa – o que não facilita a vida do profissional de uma agência de marketing digital

Porém, alguns destes fatores predominam e possuem grande importância na hora de pensar em SEO. Assim, trazemos os 7 principais fatores de ranqueamento SEO para ajudar na otimização de seu site.

1. A importância do domínio em SEO

Domínio na internet é o endereço que as pessoas digitam para chegar até um site. Esse endereço é formado por dois elementos, o nome URL e as extensões.

Nestes elementos estão presentes informações importantes para classificar um site nos resultados de busca. Conter a palavra-chave como primeira palavra no domínio é um dos fatores de ranqueamento SEO e pode ser uma vantagem para sair na frente em uma pesquisa.

Contudo, atualmente, o Google analisa bem mais que o nome para conferir Autoridade de Domínio a ele.

Outro item relevante é a data em que o domínio irá expirar, pois isso quer dizer muito sobre a qualidade e legitimidade daquele site. Os domínios valiosos são normalmente registrados por muitos anos, enquanto domínios fracos e pouco usados não passam de um ano.

O histórico do domínio também é considerado como fatores de ranqueamento SEO pelo Google: um site com rotatividade de proprietários ou que já foi penalizado pode cair bastante de posições.

A extensão do país no domínio onde está seu negócio é outro fator favorável que pode ajudar na classificação do site, mas pode limitar se tiver a intenção de um dia expandir internacionalmente.

Assim, antes de comprar domínio de site ou fazer uma migração, é bom pensar bem.

2. Link building é um dos fatores de ranqueamento SEO

Não é novidade que os links são importantes desde que a internet existe. A World Wide Web nada mais é que um conjunto de documentos interligados que formam conexões. É através dos links que os usuários navegam entre páginas, sites e arquivos.

Rede de alfinetes com linhas azuis simbolizando que link building é um dos fatores de ranqueamento seo

Link building é um dos mais importantes fatores de ranqueamento SEO. Ele busca construir uma rede de links para uma página aumentando seu tráfego e fortalecendo sua popularidade diante dos mecanismos de busca.

Esses links podem ser externos ou internos. Mas quando se trata de link building geralmente se pensa nos links externos, ou seja, aqueles links vindos de outros sites, também chamados de backlinks ou inbound links.

Uma boa maneira de conquistar links externos é estabelecendo contato com blogs de empresas renomadas ou com uma agência de link building que atuem em mercados contextualizados ao seu negócio, de forma que possam trocar links.

São essas relações que mostram ao Google a relevância de uma página para que conquiste um bom posicionamento nos resultados.

3. Pesquisa de palavra-chave

Sabemos que SEO vai muito além de pesquisa de palavra-chave, mas não se pode negar sua fundamental importância. Afina de contas, é digitando palavras-chave nos motores de busca que as pessoas irão encontrar seu site.

Assim, ter conhecimento dos termos mais buscados irá fazer toda diferença na produção de seu conteúdo. Logo, esse também é um dos 7 fatores de ranqueamento SEO mais importantes.

Existem ferramentas disponíveis no próprio Google para ajudar na pesquisa e análise dessas palavras-chave, como o Keyword Planner, o Google Analytics e o Google Trends.

Essas plataformas revelam informações preciosas dos termos escolhidos para serem utilizados, como volume de busca, previsões de tráfego e cálculo do custo por clique.

Também é possível utilizar sinônimos, variações e palavras-chave complementares para evitar repetições.

E lembre-se de lugares sagrados onde a palavra-chave deve estar presente, como no título, nas primeiras linhas e outras partes do texto – mas sem exageros, claro!

4. Escaneabilidade é um dos fatores de ranqueamento SEO mais importantes

Outro dos fatores de ranqueamento SEO mais importantes é a escaneabilidade. Sua página ser encontrada rapidamente não é garantia de sucesso se o visitante descartar o conteúdo visualizado assim que acessar.

É aí que entra a escaneabilidade para causar uma boa impressão de cara.

A forma como o conteúdo está estruturado tem que possibilitar uma leitura rápida do texto e o que esperar dele, para assim conquistar o interesse e permanência do leitor.

Alguns requisitos devem ser bem observados, a começar pelo tamanho do texto. Um conteúdo muito longo, por mais interessante que seja, pode desanimar o visitante. A separação por subtítulos com utilização de heading tags em ordem hierárquica facilita a visualização e organiza melhor as ideias.

A utilização de frases curtas e recursos diferenciados como negritos, itálicos, sublinhados, listas, imagens e vídeos é bem visto e apreciado pelo leitor.

Além das palavras de transição SEO, que também são muito importantes.

 5. Tempo de permanência na página

Se um visitante permanece por muito tempo em uma página isso é um ótimo sinal de que o conteúdo entregue e a navegação agradaram em termos de qualidade.

Mulher sorridente sentada passando tempo lendo em seu computador um dos fatores de ranqueamento seo

Existe uma taxa para medir esse tempo, que é o Tempo Médio de Engajamento, de acordo com as novas métricas do Google Analytics 4.

Mas o que o site ou blog ganha ao segurar os visitantes por mais tempo? Tudo, uma vez que isso é um dos principais fatores de ranqueamento SEO.

Para um usuário permanecer em um site, este precisa ser bem atrativo e atender expectativas em termos de conteúdo e experiência. Isso inclui a escaneabilidade, já explicada; e a velocidade de carregamento, que será explicada a seguir.

Logo, páginas com maior Tempo Médio de Engajamento ficarão melhor posicionadas no Google. 

 6. Velocidade de carregamento da página

Uma coisa que pode fazer o visitante desistir é a lentidão no carregamento da página. Um site rápido facilita o acesso se tornando agradável para que as pessoas voltem a visitar sua página e mostrem aos motores de busca que ela tem autoridade e destaque.

Assim, investir em melhorias técnicas e um plano de servidor de qualidade ajudam a conquistar estes fatores de ranqueamento SEO.

Algumas providências podem colaborar para aumentar velocidade de carregamento, como por exemplo a otimização no tamanho dos arquivos de imagens, a redução de elementos visuais desnecessários e compactação de scripts e códigos.

7. Design responsivo também é um dos fatores de ranqueamento SEO

Ter um design responsivo, que se adapta a telas de tamanhos diferentes, também é um dos fatores de ranqueamento SEO mais influentes.

Computador e papéis com desenhos de experiencia do usuario um dos fatores de ranqueamento seo

Afinal, do que adianta seu site possuir um conteúdo excelente se não puder ser acessado de qualquer equipamento, principalmente de dispositivos móveis onde está a maioria dos usuários realizando suas buscas?  

Um site responsivo deve possuir design compatível com diferentes plataformas para garantir uma experiência de qualidade para todos.

Diante da importância cada vez maior deste fator de ranqueamento de páginas, invista em um design amigável e intuitivo, com uma URL otimizada e uma velocidade rápida de carregamento. Caso precise, solicite ajuda de uma agência de design digital para atingir este objetivo.

Lembre-se de que o público do mobile não perderá tempo em um site de difícil navegação e leitura do conteúdo.

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