Você já parou para pensar na relação entre SEO e Branding? Com a transformação digital e a popularização da internet, cada vez mais informação e conhecimento têm chegado às pessoas, de onde quer que elas estejam.
Nesse cenário, a tecnologia otimiza a comunicação das marcas, graças ao marketing digital, que cria a oportunidade de aumentar a audiência das empresas, principalmente nos buscadores, como o Google.
Em especial, as estratégias de inbound marketing estão constantemente resolvendo as dúvidas dos usuários com conteúdos relevantes, o que é um grande recurso de Branding.
Logo, ignorar a relevância dessas estratégias pode fazer a sua marca perder competitividade no mercado.
Ficou interessado e quer saber como SEO e branding podem ser otimizados para resultados orgânicos? Então, continue a leitura para conferir as nossas dicas!
SEO: uma alternativa para humanizar as marcas
A forma de se comunicar com o público não é mais a mesma depois que a internet se popularizou em várias partes do mundo.
Para dominar o ambiente online, aumentando as chances de chegar até o seu perfil de cliente ideal, é importante investir em Search Engine Optimization (SEO), que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.
Utilizando as técnicas do SEO, é possível melhorar o posicionamento de sites, blogs e páginas da web, o que é um grande diferencial competitivo para as marcas.
O Google é o maior buscador do mundo, e procura ordenar os conteúdos de forma a oferecer a melhor experiência e conteúdo para os usuários.
Veja como os usuários se comportam diante dos resultados do buscador:
- Somente 0,78% das pessoas acessam algum link na segunda página dos resultados.
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques.
O que isso significa? Que a sua marca tem a possibilidade de oferecer a melhor resposta para os usuários, e assim, aparecer nas primeiras colocações dos buscadores, em especial, o Google, sem pagar nada.
Dessa forma, você aumenta a possibilidade de conquistar mais visibilidade e também cliques, recebendo mais visitas orgânicas nas suas páginas na web.
Para tanto, é necessário que você prove para o Google que o seu conteúdo tem a melhor resposta, e por isso, merece aparecer nas primeiras colocações da Search Engine Results Page (SERP).
Mas, oferecer o melhor conteúdo não é o bastante! Também é necessário garantir uma boa usabilidade, assegurar uma leitura agradável e firmar autoridade no mercado. São em todos esses fatores que as estratégias de SEO estão focadas.
É importante que você saiba que o SEO também engloba o Search Engine Marketing (SEM), que é uma ferramenta que contempla todo tipo de recursos e estratégias para mecanismos de busca, o que inclui a criação de links patrocinados e anúncios pagos.
No entanto, o SEO considera apenas estratégias orgânicas, ou seja, que não envolvem a mídia paga.
Utilizando as estratégias de SEO, você tem a chance de aumentar o retorno sobre o investimento (ROI), ao mesmo tempo em que reduz o custo de aquisição de clientes (CAC).
Para tanto, é preciso investir em estratégias de Marketing de Conteúdo, que consistem na produção de informações relevantes para o perfil do seu público ideal, colocando o cliente como foco, e não apenas os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
É nesse contexto que as estratégias de SEO estão inseridas, contribuindo para que as marcas fiquem conhecidas por meio da produção de conteúdo.
As vantagens do SEO para a imagem das marcas
Na perspectiva de uma estratégia de Branding, são várias as vantagens de apostar em SEO Marketing alinhado ao marketing de conteúdo. Elencamos as principais para você. Acompanhe!
Mais tráfego para o site = maior exposição de marca
Mais tráfego para o seu site significa mais oportunidades de gerar vendas futuras e também ter a sua marca reconhecida no mercado.
O site é um grande apoiador do tráfego orgânico, aumentando as chances de melhorar o posicionamento das publicações. Além disso, é o espaço digital mais apropriado para que a sua marca apresente a sua identidade de forma completa, sem depender de plataformas de terceiros como as redes sociais.
Tráfego qualificado
Quantidade de acessos em um site nem sempre é sinônimo de qualidade, em especial, se as estratégias de inbound marketing não estiverem bem alinhadas com os interesses da área comercial.
Nesse cenário, é preciso pensar na qualidade dos leads gerados ao investir em SEO orgânico.
Isso acontece porque, quando um usuário faz uma pesquisa no Google, ele tem interesse em determinado assunto.
Assim, quando a sua marca tem a resposta para o que o usuário procura, a empresa tem mais chance de aparecer na primeira página dos buscadores, o que aumenta a probabilidade do lead se tornar um cliente.
No entanto, para que ele efetive a compra, ele deve ser um lead qualificado, e estar na última etapa do funil de vendas.
Imagine a sensação do cliente ao concluir uma experiência de compra agradável com a sua empresa, sabendo que encontrou exatamente o que buscava. É tudo o que a sua marca precisa para se fixar na mente dele!
Aumento da autoridade da marca
O que tem mais credibilidade para você: um conteúdo com anúncio patrocinado ou orgânico?
Para a grande parte das pessoas, acessar conteúdo que o próprio Google classifica como sendo o ideal para a sua busca (orgânico), tem mais credibilidade.
Mas, atenção! Isso não quer dizer que a mídia paga não tenha a sua importância e também relevância. Apenas que o SEO gera mais autoridade para a marca da sua empresa, considerando a percepção do usuário.
Retorno contínuo e a longo prazo
Diferente de estratégias de Ads, uma implementação de SEO feita de forma eficiente é capaz de manter o retorno do investimento a longo prazo.
Isso porque, quando a mídia paga é pausada, ela para de aparecer para os usuários.
Já com as estratégias de SEO e Branding, os usuários continuam tendo acesso aos conteúdos, mesmo depois de um longo período.
Mas, vale lembrar que, para que os conteúdos continuem em uma boa posição, eles precisam ser revistos e atualizados de tempos em tempos, a fim de atenderem às exigências dos buscadores, e também as necessidades dos usuários.
Melhora nas taxas de conversão
Se você quer melhorar o branding da sua marca, deve apostar em sites otimizados para SEO.
Isso porque eles são mais fáceis e rápidos para ler e navegar, possibilitando uma melhor experiência para os usuários.
Por essa razão, eles passam a reter e atrair mais usuários da web, e os buscadores os posicionam nas primeiras colocações, por entenderem que eles oferecerão uma usabilidade eficiente ao usuário.
Como impulsionar o Branding com uma estratégia de SEO
Existem algumas técnicas para produzir conteúdos com as estratégias de SEO. Acompanhe a seguir!
Crie uma persona
Personas são representações do seu cliente ideal, sendo construídas tendo como base informações verídicas acerca de comportamentos e características demográficas dos consumidores.
A construção das personas também leva em consideração as histórias pessoais, objetivos, motivações, desafios e preocupações desses clientes. O objetivo da persona é orientar a criação de conteúdo e de marketing digital.
Logo, construir uma ou mais personas para o seu negócio é fundamental para otimizar a produção de conteúdo da sua marca.
Produza conteúdos relevantes
Para impulsionar a marca da sua empresa, você precisa produzir e compartilhar conteúdos realmente relevantes e úteis para a sua audiência.
Uma das formas mais eficientes de fazer isso é apostando nas estratégias de SEO e Branding.
Para se destacar da concorrência, faça postagens de convidados em blogs de empresas parceiras. Com isso, você alcança outros públicos e aumenta a visibilidade da sua marca.
Fique atento para adequar o tom de voz, a fim de conversar de forma fluida com a audiência, pois, do contrário, os esforços simplesmente não vão funcionar.
Conte boas histórias
Colocar emoção nas marcas é uma forma eficiente de envolver as pessoas, gerando mais engajamento.
Uma forma de fazer isso de forma simples é apostar no storytelling, envolvendo assuntos da sua marca.
Assim, ao conectar pessoas a bons conteúdos, você cria embaixadores da sua marca, o que é excelente para elevar a reputação da empresa.
Lembre-se que essas histórias podem (e devem) ser contadas em blogs, sites, redes sociais e outros canais online da empresa, aliando outras estratégias de SEO para fortalecer o Branding.
É certo que as estratégias de marketing de conteúdo levam tempo. No entanto, valem a pena, pois geram grande autoridade e confiabilidade para a sua marca.
Uma boa dica para começar as estratégias de produção de conteúdo é pesquisar por sites de autoridade em seu segmento de atuação.
Tendo referências, você pode começar o seu planejamento de marketing de conteúdo e, com o passar do tempo, os resultados tendem a aparecer de forma consistente.
Use palavras-chaves de forma inteligente
Em essência, as palavras-chave são os principais instrumentos de uma busca na web.
Também conhecidas como keywords, são compostas por termos com uma ou mais palavras, sendo a maneira como os usuários escrevem a sua dúvida nos buscadores. Exemplo: “o que são palavras-chave”.
Os buscadores mostrarão nas primeiras colocações o melhor resultado encontrado de forma orgânica.
Para aumentar as chances de aparecer nas primeiras posições, é preciso explicar os termos de forma consistente, por mais simples que ele seja.
Dessa forma, os algoritmos dos buscadores entenderão que a resposta é relevante, aumentando a chance de o seu conteúdo conquistar as melhores posições.
Como vimos ao longo desta leitura, para aumentar a eficiência das ações de SEO e Branding, é necessário estar atento às estratégias de marketing digital, entendendo as ferramentas de busca, e também investir na produção consistente de conteúdos relevantes para os usuários.
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