O marketing digital pode ser entendido como um grupo de ações que tem como objetivo fazer com que uma empresa fortaleça sua marca e alcance mais clientes por meio da internet.
Atualmente, podemos ver um crescimento contínuo de empresas de diversos portes investindo fortemente nessas estratégias. A previsão é que isso continue a aumentar cada vez mais, já que o comportamento do consumidor está cada vez mais tecnológico.
Estratégias digitais são capazes de trazer resultados promissores, com baixo investimento, sendo acessível para diversas empresas.
Estar presente no mundo digital não é apenas uma opção, mas uma estratégia fundamental para as empresas que desejam consolidar sua marca no mercado.
Descubra como alcançar mais clientes em 5 dicas. Confira!
1. Transmita credibilidade e autoridade
O primeiro passo que deve nortear toda a sua estratégia é focar em demonstrar para o seu público que você tem credibilidade e autoridade no assunto.
Independente do seu segmento, o elemento que irá impulsionar a sua marca é o conteúdo relevante. Por meio dele, é possível discorrer com domínio e autoridade sobre os mais diversos assuntos que são relevantes para o seu público-alvo.
A partir do momento em que o cliente percebe que possui propriedade no assunto, você consegue atrair a atenção deste usuário.
2. Invista em marketing de conteúdo
Saiba que blogs e sites são as fontes mais pesquisadas para esclarecimento de dúvidas, isso a nível mundial. Ou seja, consegue perceber quantas pessoas estão em busca de informação online?
Além disso, os consumidores estão mais conscientes, ou seja, a tomada de decisão é prolongada com pesquisas e indicações.
Por isso, investir em marketing de conteúdo é uma maneira de atrair o seu público e educá-lo de que o seu produto é uma boa solução para o que ele está pesquisando.
Além disso, o Marketing de Conteúdo tem se tornado uma estratégia muito importante para aumentar o alcance nas plataformas digitais.
3. SEO: otimize sua página
A otimização da página é uma técnica chave para melhorar o seu alcance. É por meio dela que seu site será encontrado por mais pessoas.
Resumidamente, a aplicação das técnicas de SEO – Search Engine Optimizations, irá conectar o desejo de busca do seu paciente com o seu site. Por exemplo, todas as vezes que uma pessoa pesquisar por implante dentário preço médio, lente de contato dente ou clareamento consultório, seu site – caso seja uma clínica odontológica – irá aparecer em destaque nos buscadores.
Essa estratégia é importante, pois, quando uma pessoa realiza uma pesquisa dificilmente ela clica em um site que esteja além da segunda página.
Por isso, se você deseja ter um alcance melhor, não hesite em investir em SEO. No entanto, para que a estratégia funcione, é preciso ser constante, pois seus resultados costumam surgir de médio a longo prazo.
As técnicas são as mais diversas, desde uso de palavras-chave até a troca de links com blogs parceiros. Por isso, uma boa dica é que você conte com a ajuda de um profissional para que ele possa instruí-lo da melhor maneira.
4. Não deu certo de primeira, quem sabe na segunda?
A estratégia de marketing não deve ser interrompida após o recuo do público, principalmente se o usuário apresentou real interesse em seu produto.
Por isso, o remarketing é uma peça fundamental. O uso desse recurso serve para reconquistar os atuais clientes e atrair aqueles que apresentaram algum interesse, mas não fecharam negócio.
Se não deu certo de primeira, você pode fazer com que dê na segunda vez, aliás, não é uma tarefa tão difícil.
Podemos resumir o remarketing em criar estratégias de começar um novo contato com a pessoa, por meio de anúncios e ofertas. Em outras palavras, criar táticas que sejam capazes de quebrar objeções ao longo da estratégia.
5. O cliente como embaixador da sua marca
Imagine que você deseja fazer um tratamento como clareamento dental com moldeira, por exemplo, mas ainda não fechou negócio com nenhuma clínica já que está avaliando as possibilidades.
Você pesquisa na internet, conversa com alguns amigos e para sua surpresa um deles já fez um tratamento e te indica uma clínica, já que gostou do procedimento. O que você faria diante disso, fecharia com a clínica indicada ou continuaria pesquisando?
Ir na opção indicada parece menos trabalhosa e mais confiável, não é mesmo? Afinal, alguém já validou o serviço.
Fazer com que seus clientes sejam seus embaixadores é uma das estratégias fundamentais para alcançar novos, pois uma vez que seu cliente saiu satisfeito pode ter certeza de que outros virão por meio dele.
Por isso, além de investir em estratégias que aproximem o seu cliente, satisfaça-o, deixe-o feliz. Dessa maneira, terá resultados incríveis a longo prazo.
Tenha em mente que um cliente feliz e bem sucedido promove sucesso para o seu negócio.
Texto: Autor convidado