Entenda o que é algoritmo e como eles podem ser fundamentais para a construção de suas estratégias digitais.
Se você já buscou por ferramentas e estratégias para se posicionar online, seja em redes sociais e até mesmo em mecanismos de busca como o Google, já deve ter ouvido falar em algoritmos.
Mesmo parecendo algo tão distante, e muitas vezes abstrato, entender e estudar os algoritmos disponíveis é uma boa forma de alcançar ainda mais sucesso com sua presença na internet.
Por isso, para saber melhor como esses algoritmos funcionam e como eles podem te ajudar, acompanhe todas as informações que separamos a seguir.
O que é algoritmo?
Os algoritmos podem ser definidos como uma série de instruções, ou sequências, que precisam ser seguidas para que um determinado objetivo seja alcançado.
Ou seja, eles seriam alguns passos que um programa de computador, por exemplo, precisaria seguir para conseguir operar de acordo com a sua função.
Para você entender claramente o que é algoritmo, é muito comum que encontre por aí comparações com uma receita de bolo. Isso porque, para chegar no resultado final, ou seja, o bolo, você precisa seguir vários passos que vão te levar até o resultado em si.
E quando falamos sobre redes sociais e páginas na web, contamos com esse mesmo raciocínio. Com a sequência de entrada e saída de informações, é possível alcançar objetivos específicos.
No entanto, é sempre importante lembrar que existe uma lógica por trás de tudo, e a leitura de códigos precisa ser feita em todas as etapas para que a função daquela ferramenta seja alcançada.
Como ele funciona?
Para que haja o funcionamento de um algoritmo, o computador precisa seguir certos passos que foram programados. E esses passos precisam fazer parte de uma cadeia de instruções com início e fim.
Além disso, esses comandos não podem ser ambíguos, para que não haja nenhum tipo de erro ou interferência durante o funcionamento, por isso precisam ser construídos com o máximo de clareza e precisão.
Desse modo, durante a operação, o computador irá seguir essa sequência, para realizar algum tipo de ação.
Se pararmos para pensar, um simples momento em uma rede social irá envolver algoritmos. Se você por exemplo clicar em determinada palavra, ela pode ter link que irá te direcionar ou não para outra página. Esse caminho percorrido se deu por algoritmo.
Assim, para que um programa execute a sua tarefa de forma correta, os algoritmos são utilizados no momento de programação. Os pseudocódigos e os fluxogramas são as formas de construção de algorítmicas mais utilizadas.
Com eles, é possível criar mensagens claras, que não possuem nenhum tipo de ambiguidade que possa trazer interpretações erradas e, consequentemente, gerar erros durante o funcionamento.
Entenda os benefícios
Além de entender o que é algoritmo, para que você tenha uma visão completa, é preciso também entender seus benefícios e como eles estão presentes no nosso dia a dia.
Primeiramente, você deve entender que os algoritmos possuem uma forte atuação quando o assunto é mediação, seja desde o seu feed nas redes sociais, até uma página de resultados após uma busca no Google.
Com tantas informações, páginas e conteúdos disponíveis na internet, você já parou para imaginar como tudo aparece de forma tão organizada e precisa quando você necessita?
Isso acontece porque os algoritmos conseguem avaliar todas essas informações disponíveis e selecionar aquelas que melhor se encaixam em um determinado fim.
E essa seleção é feita de acordo com seu histórico, comportamento, preferências e vários outros dados sobre você que podem ser analisados durante sua presença on-line.
Outra grande vantagem que podemos tirar do uso de algoritmos é a automação de processos que muitos softwares atualmente são responsáveis.
Afinal, vários processos já são realizados totalmente por máquinas, que operam seguindo algoritmos. Alguns desses processos, por exemplo, poderiam demorar muito mais se fossem feitos de forma manual, e outros poderiam nem ser possíveis.
Dessa maneira, percebemos como os algoritmos contribuem muito para vários avanços tecnológicos que nos auxiliam em diferentes áreas.
Várias estratégias de marketing digital se baseiam em ferramentas que utilizam algoritmos para analisar dados que podem ser úteis para compor campanhas assertivas.
Como são usados na internet?
Apesar de estarem presentes em várias plataformas e processos on-line, podemos utilizar dois exemplos práticos e que são facilmente visualizados.
O primeiro é no próprio Google, o buscador mais utilizado atualmente, e a ferramenta que geralmente recorremos quando precisamos descobrir algo.
O algoritmo do Google, chamado de PageRank, consegue avaliar uma série de variáveis para determinar quando uma página deve aparecer para um usuário. Essa avaliação, inclusive, determina a posição que uma página alcança quando aparece em uma página de busca.
É por isso que o SEO é uma estratégia muito procurada para quem deseja conseguir bons posicionamentos em páginas de busca. O SEO consegue otimizar as páginas, tornando mais favoráveis para a avaliação do algoritmo.
As redes sociais também já utilizam os algoritmos para compor a experiência dos usuários. E o Facebook foi a primeira delas a fazer uso desse sistema.
Com tantas postagens e conteúdos diários, existe um número altíssimo de informações as quais os usuários podem ter acesso todos os dias. Com o algoritmo, o Facebook busca compor o feed dos usuários de acordo com o que seja mais adequado.
Para isso, ele leva em consideração quais conteúdos são mais interessantes de acordo com o comportamento da pessoa on-line, quais conteúdos tiveram mais engajamentos com amigos próximos e outras avaliações.
Mas é justamente por criar essa forma de entregar apenas com conteúdos mais relacionados, que a rede social também é acusada de criar um “ambiente de bolha”. Ou seja, os usuários possuem acesso apenas a postagens que se relacionam com o que gostam, sem, de fato, ter contato com um “mundo exterior” ou conteúdo contrários.
Como utilizar os algoritmos na sua estratégia de marketing
Agora que você já conhece melhor o algoritmo e conhece seus benefícios, precisa entender que eles podem ser muito importantes em várias estratégias de marketing.
Vamos imaginar que, independente do tipo de negócio que você possui, ele conta com um público específico que possui hábitos, comportamentos e interesses em comum.
E se, por exemplo, o interesse do seu público se relaciona diretamente com uma rede social, como o Instagram, é importante que você também esteja presente nesta plataforma. Com isso, você conseguirá conversar diretamente com essas pessoas e manter um bom engajamento entre seus clientes, não é mesmo?
Então, para que você tenha uma atuação positiva, e consiga transmitir sua mensagem, alcançando o público certo, é importante que você entenda como aquela plataforma funciona.
Ou seja, ao entender o algoritmo de uma rede social, você pode compreender como ela opera diariamente e pode utilizá-la de forma correta, aproveitando todas as oportunidades disponíveis.
É justamente por isso, que você deve ter em mente que cada rede possui suas características e particulares, e com a forma de operação dos algoritmos, você precisa ter atuações distintas em cada uma delas.
Criando conteúdos de qualidade e que realmente conversam com o ambiente em que estão, você possui ainda mais chances de ter uma estratégia bem sucedida.
Quando se trata de boas posições em páginas do Google, utilizando o SEO, os profissionais também precisam conhecer esses algoritmos e o que eles consideram relevantes para um bom rankeamento.
Além disso, se manter atualizado e sempre disposto a aprender sobre as mudanças, pode ser algo fundamental para manter estratégias de marketing mais atualizadas e eficazes.
Conclusão
Mesmo com uma imagem tão distante e complexa, ao longo do texto podemos perceber que os algoritmos são, na verdade, uma sequência finita de ações que conduzem a um determinado resultado.
E entendendo o que é algoritmo, se torna ainda mais simples perceber como ele está presente em várias ferramentas e processos que utilizamos no dia a dia.
Afinal, várias ações on-line, experiência em redes sociais e com programas, se dão por meio das sequências determinadas em um algoritmo.
Seja em redes sociais, como o Facebook e Instagram, ou mesmo em mecanismos de busca, como o Google, os algoritmos ajudam a determinar nossa experiência on-line. E com eles, é possível desenvolver boas estratégias de marketing que vão alcançar bons resultados.
Todas nossas ações na web possuem como base algoritmos que possibilitam essas ações. E entendendo esses algoritmos, você pode alcançar seu público com muito mais eficácia.
Se esse conteúdo foi útil, continue nos acompanhando para mais informações e não se esqueça de conferir nossas dicas com boas práticas de SEO para seu site.